#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Ucrânia, um ano depois: a resposta da Alliance2015 à emergência humanitária

23-02-2023 Leitura 3 Minutos 3

O conflito localizado na região do Donbass desde 2014, foi-se intensificando de forma gradual e violenta. Assim, no dia 24 de fevereiro, o conflito escalou convertendo-se numa guerra devastadora. As semanas que se seguiram ao dia 24 de fevereiro mergulharam todo o país numa crise humanitária e política que impactou todo o mundo, a vários níveis.

Um ano depois, mais de 17 milhões de pessoas continuam a viver deslocadas dentro do território ucraniano. Milhões fugiram para países vizinhos (nomeadamente para a Polónia, Moldávia e Roménia), bem como para outros países europeus, incluindo Portugal. Um número incontável de pessoas perderam os seus entes queridos, as suas vidas e os seus lares.

Desde os primeiros momentos do conflito, a Alliance2015, uma rede de ONG com foco na ação humanitária e para o desenvolvimento da qual a Ajuda em Ação faz parte, mostrou-se disponível e preparada para avançar com uma resposta de ajuda humanitária imediata. A resposta foi rápida, essencial e direcionada para as pessoas mais afetadas. Para tal, contaram com o apoio de duas das organizações parceiras, a ACTED e a People in Need, que já trabalhavam no terreno desde 2014.

À semelhança do que acontece noutros cenários, os membros da Alliance2015 executam regularmente projetos conjuntos em vários países para pôr em marcha respostas de emergência ou levar a cabo iniciativas de apoio ao desenvolvimento. E desta vez não poderia ser diferente. A Ajuda em Ação esteve presente desde o primeiro momento para apoiar o trabalho de ambas as organizações, tanto no terreno, como em países vizinhos, como é o caso da Moldávia.

Alliance2015: como organizar uma ajuda multissetorial para dar resposta a uma crise humanitária multidimensional

A Alliance2015 financiou um primeiro projeto em março para responder às necessidades imediatas provocadas pelo estalar do conflito. Perante os intensos movimentos e deslocações da população, o principal desafio passava por identificar os pontos de chegada onde se instalariam os deslocados internos e levar a assistência até eles. Sendo que esta crise humanitária teve início durante o inverno, com temperaturas abaixo de zero e pessoas que apenas transportavam consigo uma mochila às costas, o objetivo era providenciar fontes de aquecimento a toda a gente. Desta forma, foram distribuídas refeições quentes e prestado apoio a centros e instalações que acolhiam as populações deslocadas. Por outro lado, também não ficou esquecido o importante trabalho de reabilitação dos edifícios e a ajuda monetária (cash transfer) para garantir dignidade à resposta prestada.

Desde fevereiro de 2022, a Alliance2015 tem estado a apoiar os deslocados internos na Ucrânia com kits de alimentação e refeições quentes. A ajuda centrou-se também no acesso à água, ao saneamento e à higiene básica, na distribuição de roupa de cama, aquecimento, material para abrigos e na reconstrução de casas e escolas, bem como no apoio monetário para a população em situação de maior vulnerabilidade. Inclusive, nos primeiros meses de guerra, foi posto em marcha o envio de centenas de toneladas de donativos através de comboios que chegavam diretamente à população ucraniana. Foram criadas bases operacionais tanto na Ucrânia como nos países vizinhos, entre os quais Polónia, Roménia e Moldávia, para organizar toda a logística da distribuição.

No caso das pessoas mais vulneráveis, como as mais idosas ou as que sofrem de algum tipo de incapacidade, foram ainda organizadas ações de apoio com grupos de voluntários no terreno.

A Ajuda em Ação apoiou diretamente a intervenção dos nossos parceiros na Moldávia e na Ucrânia através de uma campanha de angariação de fundos.

Os números da resposta da Alliance2015 à crise humanitária

Desde o início da guerra na Ucrânia, os parceiros da Alliance2015 foram responsáveis por:

Distribuição de 5000 refeições quentes em várias cidades de acolhimento dos deslocados internos, como Lviv, Rivne e Odessa.

Entrega de kits domésticos a 1500 famílias e kits institucionais a outras 800 famílias.

Apoio a 24 organizações locais da sociedade civil através da distribuição de material em zonas estratégicas como Zaporizhzhya, Dnipro, Kirovohrad, Chernihiv e Kharkiv.

Disponibilização de ajuda monetária a 13 962 pessoas.