#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Lutando contra o ciclone Kenneth em Moçambique

26-04-2019 Leitura 3 Minutos 3

Ajuda em Ação

“Às duas da madrugada, os ventos tornaram-se muito fortes e em apenas duas horas toda a região ficou inundada. Uma das paredes da nossa casa caiu em cima da minha mãe, que é mais velha, e partiu-lhe a perna. Tivemos de levá-la por uma colina pelo meio da água e na escuridão até uma estrada principal, que estava um pouco mais elevada […]. Eu planto milho, sorgo, sésamo e amendoins […], tentei salvar tudo o que podia, mas não pudemos aproveitar nada. Tenho que deitar tudo fora e preciso de alimentar a minha mulher, a minha mãe, as minhas duas filhas e os meus cinco filhos. Este ia ser um bom ano, todos esperávamos uma boa colheita, mas agora perdemos tudo”.

Foi desta forma que Ernesto nos contou recentemente acerca do impacto do ciclone Idai na sua vida, um dos maiores desastres naturais que afetou o centro de Moçambique em toda a sua história. Pouco mais de um mês depois, no passado dia 14 de abril, um novo ciclone atingiu o país, desta vez no Norte de Moçambique, na qual trabalhamos: o ciclone Kenneth.

Na Ajuda em Ação, estamos a trabalhar para dar resposta a este duplo cenário de emergência, que as Nações Unidas já afirmaram estar relacionado com as alterações climáticas.

A nossa resposta perante o Kenneth

Ciclón Kenneth Ayuda en Acción

O ciclone Kenneth e as inundações que causou afetaram, sobretudo, a província nortenha de Cabo Delgado, onde trabalhamos. As chuvas persistem e os dados que nos chegam do país são preocupantes:

– Mais de 50 mortos

– Mais de 35.000 famílias afetadas

– 20.000 deslocados

– 193 salas de aulas danificadas, o que está a impedir que mais de 21.000 crianças vão à escola

– 14 centros de saúde danificados

– Mais de 35.000 casas total ou parcialmente destruídas

– Mais de 31.000 hectares de cultivo afetados

Para dar resposta à população mais vulnerável, demos início a uma operação de emergência humanitária na localidade de Nacuta (Cabo Delgado), onde mais de 700 famílias perderam tudo.

Com o apoio da WHH (organização que, como a Ajuda em Ação, faz parte da plataforma de ONG europeias de desenvolvimento, Alliance 2015), dos nossos sócios e da UNICEF, estamos a distribuir kits de higiene, dignity kits (para a saúde sexual e reprodutiva das mulheres) e certeza, um produto para desinfetar a água, uma vez que já existe um surto de cólera. O material será distribuído por 2.700 famílias e será acompanhado por ações de formação e sensibilização sobre a água e a higiene.

A nossa resposta perante o Idai

Para dar resposta à situação de emergência originada pelo Idai, desenvolvemos, no centro do país, um projeto para ajudar as famílias mais vulneráveis a recuperar a sua produção agrícola para subsistência e assegurar o seu acesso a infraestruturas de saneamento básico. Com o financiamento da Generalitat Valenciana, estamos a distribuir kits agrícolas com sementes e ferramentas, bem como a formar as famílias em práticas e técnicas agrícolas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Para além disto, para fazer frente a doenças como a cólera, estamos a construir mais de 200 latrinas, a formar a população acerca de práticas, atitudes e hábitos de higiene. Este projeto de ação humanitária está a ser desenvolvido graças ao apoio do parceiro local Cesvi que também pertence à plataforma Alliance2015.

Este está a ser um ano particularmente duro para Moçambique, castigado duplamente pela natureza em muito pouco tempo. A sua ajuda faz mais falta do que nunca, descubra como pode colaborar na reconstrução do país.