#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Livros e Coronavírus: 10 formas de escapar à quarentena

17-04-2020 Leitura 7 Minutos 3

Ajuda em Ação

Ninguém previa que os livros que adoramos ler e o coronavírus fossem ter alguma relação. Diz-se muitas vezes que os livros são portas abertas que nos permitem sair das nossas vidas e viajar para algum lugar. Conhecer outros costumes, ver histórias a acontecer e visitar outras épocas… Os livros têm o poder de nos colocar, ainda que apenas por algumas horas, na pele de outras pessoas. Por isso, na Ajuda em Ação queremos dar-lhe a conhecer 10 livros e convidá-lo a viajar por eles nestes dias em que nos vemos obrigados a ficar em casa para o bem de todos.

Com sorte algum destes 10 livros é um dos que tem aí em casa, justamente à espera de ser lido. Se é esse o caso, agora é o momento. Todos eles são acessíveis via ebook, e alguns deles inclusivamente, podem ser descarregados gratuitamente por serem considerados clássicos. Por outro lado, se ler não é a sua praia ou não tem como aceder aos ebooks, algumas destas recomendações também têm adaptação cinematográfica. Assim, esperamos que de uma maneira ou de outra estas sugestões o permitam escapar por alguns momentos.

Livros para o confinamento em tempo de coronavírus: viagens e aventuras

Os primeiros que vamos sugerir são livros sobre viagens ou grandes aventuras das quais sentimos tanta falta neste momento.

#1 Em Casa – Breve história da vida privada (Bill Bryson)

Bill Bryson - Em CasaJá que estamos todos fechados em casa, motivados pelo movimento #EuFicoEmCasa, porque não começar por uma viagem às nossas próprias casas? Neste agradável e divertido livro (como são todos os livros de Bryson, que geralmente escreve livros sobre viagens), o escritor mostra de forma simples, mas como uma grande investigação por trás, a história das nossas casas e porque são como são agora. Tendo como ponto de partida a sua própria casa, uma antiga reitoria em Norfolk, o autor leva-nos a passear por todas as divisões das nossas casas: cozinha, quartos, sala de jantar, dispensa, etc. Mas também não se esquece dos objetos que destas divisões fazem parte: as camas, os talheres, as sanitas, etc., relacionando-as inclusive com as várias pandemias que já ocorreram e a influência que estas tiveram na arquitetura. Se ainda não leu nenhum livro de Bryson, já vai atrasado. Bill Bryson é um escritor que o vai fazer rir a qualquer momento.

# 2 O Endurance – Encurralados no Gelo (Caroline Alexander)

Das nossas casas até ao gelo antártico. Provavelmente já ouviu falar do explorador irlandês Shackelton. Sim, precisamente aquele explorador célebre que colocou anúncios na imprensa inglesa para conseguir voluntários para as suas viagens aos cenários gelados da Antártida.

“Procuram-se homens para viagem perigosa, salário escasso, frio extremo, muitos meses de obscuridade completa e perigo constante. Não se assegura um regresso seguro, honra e reconhecimento em caso de êxito”.

Pois bem, ainda que o anúncio seja um mito, o arranque da aventura é imbatível. Neste livro, Alexander conta-nos aquilo que já sabemos ser uma história de superação, de coragem, de organização e de sobrevivência. Uma história que nos pode ajudar a distanciar-nos das dificuldades que agora enfrentamos. Começa em 1914 com a missão de atravessar a Antártida de uma ponta a outra a pé, percorrendo quase 3.000 quilómetros. Segue-se um naufrágio ao início e de imediato uma luta para que toda a tripulação conseguisse sobreviver ao longo de 3 anos. Caminhadas a arrastar barcos a temperaturas de 30 graus negativos, navegando, escalando… Ninguém os resgatou, foram eles que se salvaram, graças ao seu empenho, à liderança de Shackelton e, também, graças à sorte. Ninguém morreu.

# 3 Livre (Cheryl Strayed)

Nenhum filho é exatamente como os seus pais o imaginaram. Sobre isto já se escreveram milhares de quilómetros de páginas. Este livro fala precisamente sobre quilómetros a pé e de relações entre pais e filhos. Conta-nos um trauma não superado, ou melhor, por superar de uma filha perante a morte da sua jovem mãe com cancro. Uma figura materna que se torna ainda mais gigante nas palavras desta autora.

Mas não se preocupe, este livro também nos permitirá viajar. Acompanhamos a autora, Cheryl Strayed, que de maneira autobiográfica nos narra a aventura que começou em 1995. Depois de uma época de descontrolo e desorientação, um dia decide dar uma volta à sua vida. Sem nenhuma experiência a escalar montanhas, decide percorrer o enorme Trilho do Pacífico com uma mochila cheia de coisas. Pouco a pouco irá perceber a inutilidade da maior parte dessas coisas, mesmo tendo a obrigação de continuar a carregá-las (como acontece com muitas das coisas que temos em nossa casa). Se gosta de caminhar gostará desta história, se é amante das montanhas também gostará, se se sente atraído pelas histórias de superação também não ficará desiludido.

Nesta altura de confinamento obrigatório, sair para caminhar, ainda que seja de modo figurativo, pode ajudar-nos a olhar para esta situação de outra forma… afinal, estaremos a caminhar com Strayed, só que confortavelmente instalados no nosso sofá.

Disponível em formato cinematográfico, num espetacular filme cujo trailer pode ver aqui:

Um pequeno detalhe: em plena crise existencial a autora mudou o seu apelido de Lambrecht para Strayed que significa extraviada, perdida, magoada.

Livros clássicos para enfrentar o confinamento durante a pandemia de coronavírus

Os dois livros seguintes são livros clássicos. Já que não os vamos poder comprar na livraria ou requisitá-los na biblioteca durante esta pandemia, pode ser que os tenha aí por casa e por qualquer motivo ainda não os conseguiu ler. Agora é uma ótima altura para finalmente enfrentar aqueles livros que já estão a olhar para si, nas suas estantes, há tanto tempo. Os livros pesados, os clássicos de literatura universal que nos deram um pouco de respeito, aqueles de que falamos às vezes, e inclusivamente, damos opiniões sobre mesmo sem nunca os ter lido.

# 4 As Intermitências da Morte (José Saramago)

José Saramago - As intermitências da MorteAdmita: nunca mais teve tempo para ler nada do Nobel da Literatura desde o secundário. Qual a melhor altura para o fazer do que agora? Alguma vez pensou o que aconteceria se nunca mais ninguém morresse? Saramago pensou e fê-lo de forma brilhante, explorando o melhor e o pior dessa condição neste ensaio que o fará ficar colado a cada página. Não haveria melhor altura para ler Saramago do que esta!. Disponível em e-book.

# 5 Longe da Multidão (Thomas Hardy)

Uma humilde jovem recebe uma herança e converte-se numa proprietária de uma enorme quinta na segunda metade do século XIX em Inglaterra. Não se trata de uma mulher comum para a época e três homens (um proprietário de terras, um jovem militar e um dos seus empregados) lutam pelo amor da protagonista. Um verdadeiro romance. Também recomendamos o filme de Thomas Vinterberg de 2015, disponível em várias plataformas.

Romances contemporâneos para ler durante a crise do coronavírus

Os cinco próximos romances são recentes e foram todos escritos por autores portugueses e latino-americanos. Ou não fosse a América o continente onde trabalhamos com e para mais pessoas.

# 6 Betibú (Claudia Piñeiro)

É um romance policial, onde os investigadores – uma ex-repórter que se tornou uma escritora de sucesso de policiais, um escritor veterano de sucessos e uma jovem jornalista – tentam cobrir a notícia de um assassinato. Piñeiro leva a cabo uma crítica social da Argentina atual e das suas classes altas, confinadas (por gosto e medo) em urbanizações de luxo com segurança privada. Disponível em ebook e em filme em várias plataformas. Pode ver o trailer aqui. Facto extra: O filme conta com a participação de José Coronado, um dos embaixadores da Ajuda em Ação.

# 7 O luto de Elias Gro (João Tordo)

Este livro de João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago em 2009, passa-se numa pequena ilha perdida no Atlântico, quando um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais.

João Tordo - O luto de Elias GroA ilha abriga pessoas particulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar. O homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor. Uma história de superação sem ser evidente que o é. Também disponível em e-book.

# 8 Perder é uma questão de método (Santiago Gamboa)

Um divertidíssimo romance policial do colombiano Santiago Gamboa, que nos transporta para as voltas e reviravoltas da investigação de um macabro assassinato em Bogotá. Um jornalista e o seu extravagante companheiro são os responsáveis por dar vida à história desta investigação. Uma enorme operação de especulação imobiliária, com empresários corruptos, políticos, prostitutas e polícia a fazer parte desta história. Com costumes colombianos incorporados na história, é um dos livros que o pode ajudar a saber mais sobre a sociedade de um dos países onde a Ajuda em Ação trabalha e onde também temos base social. O livro está disponível em formato ebook e há ainda um filme premiado com o mesmo nome disponível gratuitamente no YouTube. Outro facto extra: o filme foi realizado pelo colombiano Sergio Cabrera, que é membro do nosso patronato.

 # 9 The Shipping News (Annie Proulx)

Annie Proulx - The Shipping NewsO prémio Pullitzer de 1994 conta uma história que se desenrola em espaços abertos e selvagens da costa de Terranova. Uma oportunidade para se esquecer da quarentena e do coronavírus através dos livros, se não se importar de ler em inglês (infelizmente o livro ainda não tem tradução em português). Um viúvo desamparado com uma filha pequena chega a uma cidade portuária onde viveram os seus antepassados, piratas e ladrões. É aqui que decide estabelecer-se e trabalhar no pequeno jornal local onde conhece quase todas as estranhas personagens desta comunidade. Uma belíssima história de reconstrução e de amor com divertidos toques de costumes locais. Também disponível em ebook e foi ainda adaptado num belíssimo filme por Lass Hallström, protagonizado por Kevin Spacey, Julianne Moore e Juli Dench, disponível em várias plataformas.

# 10 A ridícula ideia de não voltar a ver-te – Rosa Montero

“Como não tive filhos, o mais importante que aconteceu na minha vida foram os meus mortos e refiro-me aqui à morte dos meus entes queridos. Parece-lhe sombrio? Talvez até mórbido…Mas eu não o vejo dessa forma.”

Este é o arranque do emocionante livro de Rosa Montero, jornalista, colunista e escritora espanhola. Rosa Montero, que colabora com a Ajuda em Ação em Espanha, faz neste romance um exercício de memória: da sua, mas também da nossa memória coletiva. A autora decidiu começar a escrever este livro, como resultado da leitura do diário de Marie Curie.

E aqui estão as nossas recomendações para este confinamento obrigatório. Esperemos que algumas das nossas sugestões lhe sejam úteis e como não podíamos acabar de outra forma: #FiqueEmCasa (e leia!).