#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Florestas: para que servem e como protegê-las

06-04-2021 Leitura 0 Minutos 3

Ajuda em Ação

As florestas regulam o clima, são o lar de muitos povos indígenas, fornecem alimentos, remédios ou energia … Os benefícios que as florestas nos trazem são muitos e variados. No entanto, o nosso estilo de vida está a destruí-la. Hoje destacamos cinco argumentos através dos quais irá descobrir para que servem as florestas.

Para que servem as florestas e porque devemos cuidar delas?

          #1 Reduzir a poluição

As árvores e as florestas, além de serem os pulmões do planeta, são os nossos melhores aliados contra as alterações climáticas. São responsáveis por absorver o dióxido de carbono da atmosfera e convertê-lo em oxigénio, o que reduz a presença deste gás com efeito de estufa, a principal causa do aumento da temperatura e da aceleração das alterações climáticas.

São também uma barreira importante contra a poluição sonora. As grandes massas florestais amortecem as ondas sonoras do ruído produzido pelo homem nas estradas, indústrias ou áreas urbanas.

          #2 Conter a desertificação

As florestas funcionam como uma barreira protetora do solo contra o vento. Também os protegem das chuvas, já que as copas das árvores amortecem o impacto da chuva. As folhas ou árvores caídas são alimento para os nossos solos, uma vez que são uma importante fonte de nutrientes.

           #3 São o lar de muitas espécies

As nossas florestas contribuem para preservar e proteger a diversidade, uma vez que albergam mais de 80% das espécies animais e vegetais do planeta. Uma das piores consequências da deflorestação é o desaparecimento de animais e plantas, causando um desequilíbrio no ecossistema.

          #4 Fazem bem à nossa saúde

Como vimos, as árvores fornecem aos seres humanos o oxigénio de que necessitam para viver. Estima-se que são necessárias 22 árvores para fornecer oxigénio a uma pessoa. Mas não só isso, elas filtram e prendem partículas de vento, tais como pó, fumo ou cinzas. Desta forma, conseguem melhorar a qualidade do ar.

São necessárias 22 árvores para fornecer oxigénio a uma pessoa. Mas têm muitas outras vantagens.

Há outra razão pela qual as árvores são boas para a nossa saúde: purificam a nossa água. As árvores retêm a chuva e as raízes atuam como filtros, eliminando parte das suas impurezas. Graças a isto, a água chega aos aquíferos, tão importante para o armazenamento deste recurso que depois chega aos nossos rios.

As árvores são também a nossa farmácia. Estima-se que mais de 25% dos medicamentos provêm de plantas da floresta tropical.

         #5 Elas são um importante motor para as economias locais

As nossas florestas geram emprego, não só em sectores diretamente relacionados com o processamento e a comercialização de produtos florestais, mas são também uma fonte para a obtenção de alimentos, biocombustíveis ou medicamentos. Por outro lado, são uma atração turística para os estrangeiros ou amantes da natureza ou de caminhadas.

O que pode fazer?

Recicle papel e cartão.

-Consuma de forma responsável os produtos feitos de papel e madeira.

-Plante uma árvore ou uma planta nativa e participe em campanhas de reflorestação organizadas perto de si.

Evite acender fogueiras

-Ao comprar produtos feitos de madeira, certifique-se de que têm o selo FSC.

-Junte-se a iniciativas como 1Planet4All* e torne-se um ativista contra as alterações climáticas.

*O que é o projeto 1Planet4All?

O projecto 1Planet4All foi criado para fazer ouvir as vozes mais jovens e tornar os seus sonhos realidade. Apoia os jovens na Europa para que possam participar e agir como cidadãos ativos face às alterações climáticas. Este projeto está a ser desenvolvido por várias ONG europeias. Desde Espanha, o projeto está a ser dinamizado pela Ajuda em Ação. Em Portugal, é a ONG VIDA que conduz estas ações de âmbito nacional. Desde 1981, a Ajuda em Ação tem vindo a trabalhar ao lado das famílias mais vulneráveis do mundo para que possam adaptar-se aos novos desafios das emergências climáticas: seca, aumento da temperatura, inundações, insegurança alimentar… Com o projeto 1Planet4All queremos continuar a caminhar para um mundo sustentável para todos, em todo o lado.

Juntos, #SomosAjuda