Chegaram as desejadas férias de verão e com elas o mesmo dilema de todos os anos: como ocupamos o tempo dos mais pequenos em casa? Este verão torna-se ainda mais desafiante nesse sentido, já que muitas das atividades típicas desta altura não ocorrerão ou não fazemos ideia se serão ou não organizadas. Se depois de três meses de confinamento já não tem ideias sobre como entretê-los, continue a ler este artigo. Apresentamos-lhe cinco atividades de verão para crianças que a Covid-19 não conseguiu cancelar, dentro e fora de casa. Não se esqueça das máscaras!
Uma das atividades características dos verões infantis e juvenis são, sem dúvida, os acampamentos. Por isso é que está no primeiro lugar deste ranking. A primeira pergunta que deve estar na sua cabeça é: podem fazer-se acampamentos? Sim. Os parques de campismo e caravanismo, bem como as áreas de serviço de autocaravanas reabriram em maio com uma lotação máxima de dois terços da sua capacidade total. Procedeu-se a uma requalificação dos espaços de utilização comum, adotando os novos mecanismos de controlo de entradas necessários e da aplicação de todas as regras de segurança. Ainda assim, convém fazer sempre uma pesquisa e procurar por estabelecimentos com o selo “Clean & Safe”.
Depois de meses fechados em casa, quer melhor plano do que desfrutar da natureza? Temos a certeza que será um dia– ou um fim de semana – inesquecível para toda a família e, dependendo da forma como o organizar, também pode ser bem didático para os mais pequenos.
Como? Damos-lhe uma ideia. Uns dias antes, envolva-os na seleção do destino a escolher. Peça-lhes que pesquisem, por exemplo, parques naturais na zona que vão visitar. Uma vez escolhido, peça aos seus filhos que investiguem a fauna e a flora desse parque. Num caderno, podem desenhar as folhas, flores e animais. Se não forem fãs de desenho, podem utilizar as fotografias que encontrem na internet e fazer um caderno digital. Durante a visita leve os binóculos e faça-lhes o desafio: quem será que consegue encontrar mais espécies animais e vegetais?
Se vive na cidade, esta proposta é para si. Uma das grandes vantagens de viver numa metrópole é a grande variedade de atividades culturais que pode encontrar. E cidade grande nem sempre significa mais caro: existe uma série de atividades gratuitas que pode explorar. Se vive em Lisboa, pode sempre explorar a zona de Monsanto, o Jardim da Estrela ou passear no Jardim de Belém. Ou até descobrir algum museu que ainda não tenha visitado. No Porto, pode explorar os Jardins do Palácio de Cristal, a Quinta do Covelo ou, se ainda não o visitou, explorar o parque de São Roque.
Se vive numa cidade pequena será sempre mais fácil conhecê-la… Mas há sempre algo a descobrir! Visite a página oficial da Câmara Municipal e siga as suas redes sociais. Vários concelhos aproveitam a época do verão para desenvolver atividades como teatro de marionetas, concertos ou outras atividades para crianças. Se as medidas de saúde pública o permitirem, estas atividades continuarão a ocorrer.
Informe-se sobre tudo o que a sua cidade lhe pode oferecer e redescubra-a com os seus filhos.
Talvez ainda tenha algumas poupanças de parte para férias, mas tem algum receio de apanhar um avião ou visitar um país diferente por conta da Covid-19. Temos a sorte de viver num país que oferece opções para todos os gostos. Assim sendo, por que não viajar por Portugal? Se adora a natureza, então o turismo rural é a sua cara. Pode alugar uma casa numa pequena vila e explorar a região. Se preferir a praia, mas quer fugir da confusão, no litoral pode encontrar seguramente bons alojamentos e praias desconhecidas que terão muito menos gente. Fica só a faltar uma boa geleira, guarda-sol e protetor solar para passar umas ótimas férias em família.
Vivemos vários meses em que as crianças não foram à escola. E ainda que você e os professores se tenham dedicado completamente à aprendizagem dos mais pequenos, é possível que algumas matérias estejam em atraso. Existem editoras que elaboram cadernos de atividades por ano escolar ou por matérias, para quando é necessário reforçar algum tema em concreto. Estas atividades são ideais para solidificar tudo o que aprenderam. Além disso, são feitas de forma mais lúdica do que nos livros escolares comuns, pelo que aprenderão enquanto se divertem.
Outro grande passatempo é a leitura. Com esta atividade, as crianças potenciam a sua concentração, amplificam a sua linguagem e viajam até lugares que só existem na sua imaginação.
Hoje sugerimos-lhe cinco atividades para fazer no verão com as crianças em tempos de Covid-19. Mas existem muito mais opções! Deixe a sua imaginação voar e convide os seus filhos a participar nesse “brainstorming”. Vai ver que se vai surpreender com as ideias dos mais pequenos.