#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Porquê doar a uma ONG como a Ajuda em Ação

12-06-2017 Leitura 2 Minutos 3

Ajuda em Ação

Sim, doar dinheiro pode parecer uma ajuda muito pequena e deveríamos fazer mais: viajar para outro país, trabalhar diretamente com as comunidades e conhecer todos os meandros da cooperação humanitária.

A maioria das pessoas acredita que um ato de solidariedade não se quantifica em dinheiro, mas sim em tempo e, na verdade, têm razão: o mundo estaria muito melhor se assim fosse. Porém, hoje em dia, são muito poucos aqueles que têm a possibilidade de deixar tudo para trás e ir para outros países ajudar e trabalhar para mudar a situação em que vivem muitas pessoas.

Mas para além disto, o que podemos fazer? É aí que entram as ONG, pessoas que se dedicam exclusivamente a gerir, administrar e trabalhar para que outras pessoas possam ser ajudadas em qualquer altura e em qualquer lugar.

donar ong

Não se deve subestimar o facto de alguém apoiar monetariamente um projeto ou uma causa solidária concreta. Pois por pouco que seja, já é alguma ajuda.

1. Com o pouco dinheiro doado por muitas pessoas ao mesmo tempo muda-se o mundo (ou pelo menos o mundo de uma pessoa) e, além disso, esse pequeno donativo ajuda a melhorar de alguma forma o sistema em que vivemos. Por exemplo, com o nosso projeto de solidariedade de ajuda às mulheres, conseguimos – graças aos donativos dos nossos sócios – que fossem acusados 357 violadores, 1.200 traficantes fossem condenados e que 30.000 mulheres e crianças se salvassem do tráfico.

2. Porque o destino dos fundos das ONG está mais controlado do que nunca. Atualmente, as ONG prestam contas a diversos organismos, tanto públicos como privados. Pode ter a certeza de que o seu dinheiro irá chegar ao destino.

donar ong

3. Fazer um donativo, por pequeno que seja, é uma atitude reivindicativa perante a desigualdade. Ficará a conhecer de forma mais profundada as situações de desigualdade e de vulnerabilidade do mundo, aproximando-as da sua realidade.

4. Fazer uma doação para uma ONG é muito fácil. Pode fazê-lo através da Internet em menos de três minutos, de forma rápida e simples.

5. Tem direito a benefícios fiscais. A Autoridade Tributária considera 25% do valor doado, que acresce às restantes deduções (saúde, educação e amortização dos juros da casa). O valor de benefício depende do escalão de rendimentos do contribuinte.

6. Com um pequeno donativo pode mudar um mundo de uma pessoa.

donar ong

7. Graças aos resultados e relatórios disponibilizados pela ONG, poderá ter a certeza de que o seu donativo chega ao destino. Realizamos todos os anos um registo das nossas atividades, onde é referido para onde e como é que foram distribuídos os donativos dos nossos sócios durante todo o ano. Além do mais, receberá em sua casa ou por email os relatórios do projeto que está a apoiar.

8. Estará informado a todo o momento acerca da causa que apoia, através dos nossos meios de comunicação: site, blog, email e redes sociais.

9. Ao fazer uma doação a uma ONG, estará a agir, a desenvolver, a colaborar, a participar e a ajudar.

10. E, por último, está a dar o exemplo aos mais novos lá de casa, ensinando-lhes o valor da solidariedade.

Se quiser saber mais sobre o que fazemos, carregue aqui e conheça-nos um pouco melhor.