#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

“Aqui Também” somos Ajuda! Situação dos Projetos da Ajuda em Ação Portugal face à COVID-19

03-04-2020 Leitura 2 Minutos 3

Ajuda em Ação

Nesta fase, em que o coronavírus está numa fase de contaminação muito agressiva, a Ajuda em Ação continua atenta ao que está a acontecer nos territórios onde desenvolve programas. Em Camarate, Loures, onde desenvolvemos projetos conjuntos com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Jovem Despertar, os projetos pararam na sequência do fecho das escolas no dia 16 de março.

A Escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro (sede do agrupamento) manteve-se aberta para dar suporte aos filhos de funcionários considerados essenciais e para preparar refeições para levar a casa das crianças.

Estamos atualmente a fazer um acompanhamento regular junto dos parceiros e atentos às necessidades das famílias mais vulneráveis.

Quais são as maiores necessidades nos bairros onde trabalhamos?

A autarquia local, junto das organizações que atuam no território, identificam como as maiores necessidades o apoio alimentar e equipamento informático/internet para acompanhamento das atividades letivas. Com as escolas fechadas, a preocupação maior foi com a alimentação das crianças, tendo existido uma atenção excecional dos serviços comunitários promovidos pela Junta de Freguesia que, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Camarate, estão a levar as refeições às casas das famílias que mais precisam. Tivemos conhecimento que o número de crianças que recebem assistência alimentar da escola aumentou de 5 para 26 numa semana, um crescimento muito forte, mas que ainda está dentro das possibilidades de oferta das escolas do agrupamento.

Estamos, neste momento, a desenvolver uma solução conjunta que venha a apoiar os jovens que estão em casa e não têm meios informáticos para acompanhar as atividades letivas e que tentaremos levar a cabo em abril ou maio, de acordo com a melhor aplicação desta resposta e articulação com esforços da autarquia e outros parceiros locais.

A Ajuda em Ação tem trabalhado com os parceiros locais na identificação de necessidades e procura de soluções e respostas articuladas de emergência para os problemas que se estão a colocar nas próximas semanas e meses.

Como estão as nossas equipas e parceiros?

A equipa da Ajuda em Ação Portugal está a seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde e a trabalhar a partir de casa, junto das famílias. Saudáveis, bem-dispostos e a trabalhar! O trabalho tem decorrido de forma muito articulada e próxima com outros países, para partilha do estado de cada país face à pandemia e encontro conjunto de respostas às necessidades de cada um. Estamos em permanente contacto com os nossos parceiros e a avaliar as dificuldades que estão a aparecer para encontrar a melhor forma de responder com a nossa ajuda face a este alerta sanitário.

Até ao momento não existe nenhum caso de contaminação na equipa da Ajuda em Ação Portugal, entre os nossos parceiros e as famílias beneficiárias.

Depois de encerrados os projetos, manteve-se apenas uma pequena equipa na rua a acompanhar as situações de famílias mais vulneráveis, a quem têm sido disponibilizados alimentos e bens de higiene. A partir e casa, outros colegas vão estabelecendo comunicação regular com as crianças e jovens para saber como estão.