#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

O futuro é dos jovens!

16-06-2021 Leitura 0 Minutos 3

A Ajuda em Ação iniciou o projeto ‘Bora Jovens em Portugal, em dezembro de 2020. Com a duração inicial de 6 meses, visa o acompanhamento de um grupo de 70 jovens dos 17 aos 23 anos, que têm menos oportunidades e estão em risco de exclusão social e educativa. Este projeto da Coca-Cola em Portugal, realizado pela Ajuda em Ação, decorre atualmente com jovens de Lisboa, Loures, Almada, Porto e Setúbal.

O objetivo é que, após a formação, treino de competências e acompanhamento previstos no projeto, os jovens consigam mudar as suas vidas por dominarem as ferramentas de empregabilidade com mais facilidade, rapidez e flexibilidade conseguindo a integração de 32 participantes em contexto de trabalho.

O acompanhamento aos jovens é garantido por uma equipa de técnicos e dividido em duas fases: FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE, sendo que os jovens desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade para uma maior motivação inicial na procura ativa de emprego durante todo o processo.

A primeira fase com o nome “Conhecer”, inclui 14 sessões de acompanhamento em grupos de 5 a 7 participantes e abordam as competências pessoais, sociais e técnicas.

A segunda fase tem o nome de “Conhece-te” e inclui 6 sessões de acompanhamento individual.

Após estas duas fases focamo-nos no “Fazer acontecer” onde pretendemos criar competências para a procura de emprego, tornando reais as suas oportunidades para integração laboral. O impacto e avaliação de resultados serão garantidos em diferentes momentos.

Depois do sucesso dos primeiros 6 meses, da pertinência desta problemática em contexto de pandemia e da procura de jovens, a Ajuda em Ação e a Coca-Cola decidiram prolongar o projeto até final do ano de 2021, dando oportunidade a mais jovens de integrarem esta resposta.

Há futuro para estes jovens!

Sabemos que ao implementar os nossos projetos, estamos a mudar a vida das pessoas neles envolvidas. Com novas oportunidades, e uma resposta adequada às suas reais necessidades, os jovens do ‘Bora Jovens sonham alto e valorizam a estabilidade e o futuro que têm pela frente. Perguntámos à Inês e ao Ricardo que futuro desejam para eles e não há dúvida… há futuro!

A Inês tem 19 anos e é uma das jovens acompanhadas pelo projeto desde março de 2021. Depois das 20 sessões de apoio e acompanhamento, através de parceria criada com o El Corte Inglés, iniciou estágio. Inscreveu-se no projeto com o objetivo de conseguir uma oportunidade de trabalho que lhe permita juntar o dinheiro necessário para ir estudar Psicologia legal para o Japão.

Procurava um emprego para começar a juntar dinheiro e ganhar a minha independência. As sessões ajudaram-me a preparar para o mundo do trabalho, coisas que não aprendemos na escola. Analisei-me melhor, percebi que tinha alguns erros e consigo ser agora melhor pessoa. No futuro, vou mudar-me para o Japão, é esse o meu sonho. Quero juntar o meu dinheiro, ir no próximo ano, seguir a universidade que quero, o curso que quero e ter um emprego lá. É isso que eu quero! (Inês – 19 anos)

 

O Ricardo é outro dos jovens que participou no projeto ‘Bora Jovens e integra já um posto de trabalho. Tem 24 anos e é acompanhado pelo projeto desde março de 2021. Depois das 20 sessões, através de parceria criada com o El Corte Inglés, iniciou estágio no departamento de Recursos Humanos – área de “inclusão” no dia 1 de abril, mês em que foi pai do primeiro filho. O estágio dura 3 meses e a avaliação da sua supervisão é muito positiva, o que pode significar um contrato de trabalho num dos supermercados em Lisboa.

No início do projeto não estava muito confiante, mas depois com o tempo fomos percebendo e evoluindo. Aprendi que, se nos esforçarmos, aprendemos sempre mais e conseguimos evoluir. Não sou pessoa de olhar muito para o futuro. Neste momento queria ter uma estabilidade, ter um emprego. Fui pai há pouco tempo e neste momento preciso disso. Estar bem com a minha vida, a minha família estar bem e ter saúde. (Ricardo, 21 anos)

Juntos, #SomosAjuda.