A Ajuda em Ação chega a Portugal com os primeiros projetos no território no início de 2020. Intervir em Camarate, uma das freguesias com uma taxa de pobreza mais elevada, era um desafio que queríamos abraçar. Com parceiros locais comprometidos e envolvidos com a comunidade, queríamos contribuir para a educação/ equidade educativa, o empoderamento feminino e empregabilidade jovem, três eixos estratégicos da organização a nível internacional.
Estar do lado das comunidades mais vulneráveis, criando novas oportunidades e procurando mais igualdade e acesso a direitos, é a nossa missão em 21 países, há 40 anos, e agora também presente em Portugal.
O ano de 2020, começou com projetos no agrupamento de escolas local, numa associação juvenil e com o primeiro curso de costura com mulheres da comunidade, com filhos no mesmo agrupamento.
A Pandemia veio depressa desafiar as nossas respostas, mas não podíamos deixar ninguém para trás e por isso redirecionámos o nosso trabalho para Respostas de Emergência face à COVID-19, em abril de 2020.
Ainda em abril concretizámos a primeira entrega de cartões de compra de alimentos, uma ajuda diferenciadora que dava às famílias sinalizadas com parceiros locais, a autonomia e decisão das escolhas de acordo com as necessidades. Em três meses ajudámos 72 famílias, 264 pessoas, todas elas com crianças no agrupamento. Um processo rigoroso de sinalização de acordo com as maiores necessidades e contextos de cada famílias. Uma fase intensa mas gratificante em que sentimos que estávamos do lado certo, no momento certo, a mudar vidas e a apoiar as pessoas quando elas mais precisavam: num momento de pandemia, desemprego, receios quanto ao futuro e instabilidade no ensino dos filhos. Uma ajuda que fez a diferença e que tínhamos que manter.
Depois da nossa primeira Resposta de Emergência em 2020, começámos o ano de 2021 com números preocupantes do vírus e novos apelos e carências na comunidade. Não podíamos esperar e demos início à nossa segunda Resposta no dia 23 de fevereiro, com a entrega de cartões de aquisição de bens alimentares (para gestão da família com o nosso apoio) a 60 famílias, 216 pessoas, 115 crianças. No dia 8 de abril concretizámos a segunda entrega de cartões novamente a 60 famílias, 217 pessoas entre as quais 119 crianças, desta vez contando com o apoio do Pingo Doce, a quem agradecemos a generosidade. Foram também muitos os doadores particulares a apoiar a nossa resposta, ajuda essencial nesta fase!
Muitas das famílias ajudadas em 2020 e 2021 receberem mais do que um apoio mensal. Ajudámos, assim, nas duas respostas de emergência 443 pessoas, entre as quais 249 crianças.
Veja algumas fotos do dia 8 de abril, dia de entrega de 60 cartões, concretizado graças ao apoio fundamental de parceiros como o Agrupamento de Escolas de Camarate, a Associação de Pais e Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação.
Juntos,#SomosAjuda.