#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Programa ‘Bora Jovens anuncia primeiro bootcamp

24-10-2022 Lectura 2 Minutos 3

A Fundação Ajuda em Ação e a Coca-Cola anunciam o seu primeiro bootcamp ‘Bora Jovens, no dia 12 de novembro entre as 9h00 e as 16h30 no parque “A Cova da Baleia em Mafra”. Este será um encontro dos jovens para a realização de atividades em conjunto e acompanhamento técnico personalizado, tendo em vista a promoção da autoconfiança e relações interpessoais, criatividade, colaboração em contexto profissional e gestão de conflitos, entre outras competências profissionais.

Este bootcamp surge no âmbito do programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola ‘Bora Jovens, implementado pela Ajuda em Ação desde janeiro 2021. O programa pretende inspirar e capacitar jovens entre os 18 e 25 anos que estão em risco de exclusão social e educativa e, por isso, têm menos oportunidades a nível profissional. O principal objetivo deste programa é que, após a formação e acompanhamento de competências, os jovens consigam mudar a sua vida, dominando as ferramentas de empregabilidade que favorecem a sua inserção no mercado de trabalho com maior facilidade e rapidez. O programa ‘Bora Jovens conta já com 198 participantes e 70 integrados no mercado de trabalho.

Para Márcio Cruz, responsável de Public Affairs, Communication & Sustainability da Coca-Cola Europacific Partners, “a criação do programa ’Bora Jovens no âmbito da nossa política de sustentabilidade social não só cumpriu na íntegra o pretendido como superou expetativas. Através da Ajuda em Ação, são já 200 os participantes que desde 2021 conseguiram ter acesso mais fácil a ferramentas de integração, dos quais 70 já veem um resultado prático e muito concreto – ter uma oportunidade de emprego, que lhes pode trazer perspetivas de estabilidade. Uma oportunidade de reiniciarem ou continuarem o seu trajeto profissional, com mais portas abertas na comunidade.”

O primeiro bootcamp do programa contará com cerca de 27 participantes inscritos no programa ‘Bora Jovens, que frequentaram a formação e pretendem integrar o mercado de trabalho, valorizar as suas competências pessoais e sociais e procuram reforçar aprendizagens já desenvolvidas na capacitação online.

“O bootcamp ´Bora Jovens é um momento essencial para carregar baterias para o futuro. Foi com este objetivo que este bootcamp foi idealizado: sentir o impacto que tivemos, ao mesmo tempo, amplificar o projeto proporcionando um futuro com mais oportunidades para os nossos participantes” afirma Mário Baudouin, Diretor de Programas da Ajuda em Ação, que estará também presente no bootcamp com Manuel Bastos, Portugal Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners.

O programa contará com atividades para promover a comunicação e o trabalho em equipa, o autoconhecimento e contacto com a legislação laboral. Além disso, haverá uma hora reservada a networking entre os participantes e parceiros de integração.