#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

“A minha escola é cool”: A Ajuda em Ação em Camarate

13-02-2020 Lectura 2 Minutos 3
projeto Ajuda em Ação Camarate

Com o objetivo de promover a inclusão social dos estudantes residentes num contexto social com grandes fragilidades, a Ajuda em Ação iniciou no final de 2019 o projeto “A minha escola é cool”, do Agrupamento de Escolas de Camarate, no concelho de Loures. A elevada taxa de abandono e absentismo escolar, bem como os variados problemas que decorrem da indisciplina dos alunos foi outra das problemáticas apontadas pelo agrupamento de escolas para o lançamento deste projeto.

Cerca de 77% dos alunos do agrupamento recebem ajuda da ação social escolar devido às dificuldades económicas a que estão sujeitos, um dos argumentos que motivou a Ajuda em Ação a apoiar este projeto. A ONG identifica três principais objetivos do programa “A minha escola é cool”: promoção do ensino para todos, combate ao abandono escolar e ao absentismo. Ao investir em atividades de desenvolvimento pessoal que visem a aquisição de competências de autocontrolo e autoestima, que promovam uma conduta social mais participativa e integrada em instituições formais como a escola e, no futuro, a promoção no mercado de trabalho, está a concretizar um caminho para que existam mais oportunidades de integração profissional e social

Um projeto que pretende envolver alunos, professores e pais

Para concretizar os objetivos do projeto, a Ajuda em Ação, através da parceria com o Agrupamento de Escolas de Camarate, está empenhada em desenvolver várias ações que envolvem toda a comunidade escolar:

– Dar formação a educadores, professores, técnicos e assistentes operacionais sobre Educação Positiva;

– Sessões de meditação ou ioga para alunos e pais;

– Dar formação a mães que se encontrem desempregadas e/ou com baixos rendimentos ou que tenham interesse na obtenção de formação sobre empreendedorismo, costura e artesanato ;

– Contratação de um animador sociocultural para a dinamização dos espaços livres dos jovens por serem os momentos onde é mais pertinente uma mediação de conflitos. A criação deste espaço visa igualmente a Manutenção, decoração do espaço de convívio dos alunos da escola Mário Sá Carneiro;

– Dinamização do acompanhamento tutorial personalizado ou em grupos de alunos e disponível para outros membros da comunidade educativa, para trabalhar problemáticas específicas como o luto, o divórcio, a doença prolongada, a violência doméstica ou qualquer outra problemática que afete o normal e saudável desenvolvimento físico e mental dos alunos.

O Agrupamento é constituído pela escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, escola sede onde funciona uma unidade especializada (“Espaço In”), pelas escolas do primeiro ciclo Escola EB1/JI nº1 de Camarate; EB1 nº2 de Camarate, EB1/JI de Fetais; EB1 nº4 de Camarate; EB1 nº5 de Camarate; e Centro Escolar EB1/JI da Quinta das Mós. Todas as escolas vão beneficiar do projeto que arranca agora e que pretende ser uma ação educativa a longo prazo.

À semelhança do que fazemos em Espanha, este projeto está abrangido pelo Programa “Aqui Também” que consiste na intervenção em território nacional.