Os autores dos textos e das ilustrações foram as crianças apoiadas e envolvidas neste programa que dinamizou uma oficina de escrita criativa. “Os projetos de impacto social são o futuro. Esta oficina de escrita criativa é uma aposta no futuro destas crianças que vivem em contextos mais vulneráveis, socioeconomicamente mais frágeis”, afirma Mário Baudouin, Diretor Nacional e de Programas da Ajuda em Ação.
Maior assiduidade escolar e melhor aproveitamento e aprendizagem em sala de aula foram apenas alguns dos resultados positivos do programa A Minha Escola é Cool, que quer que “a escrita traga liberdade para que estas crianças possam sonhar e ser”. É o caso de Lucas, um dos autores deste livro. “Eu gostaria de ser um grande escritor”, conta de olhar esperançoso.
A maioria das crianças ganhou um grande gosto pela escrita e o seu entusiasmo era visível ao longo de todo o evento, mas sobretudo durante o momento em que alguns puderam ler os seus textos. O espaço estava muito composto para os ouvir com 52 crianças presentes, alguns encarregados de educação, professores e outros representantes da comunidade escolar.
Durante o evento houve ainda espaço para uma mesa-redonda onde se refletiu sobre a escrita criativa como estratégia para combater a resistência à leitura e escrita das crianças e a importância de programas como este na comunidade. A debater estavam Marilisa Cambraia, Diretora do Agrupamento de Escolas de Camarate, Rute Simões Ribeiro, Escritora e dinamizadora da Oficina Escrita Criativa da Ajuda em Ação, Mário Baudoiun, Diretor Nacional da Ajuda em Ação Portugal e Nuno Galhardo, Diretor do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loures.
A Direção do Agrupamento de Escolas confessa estar bastante contente com os resultados deste programa que desenvolvem em parceria com a Fundação, esclarecendo que “superou todas as expectativas”, no entanto, e “para garantir a continuidade d’A Minha Escola é Cool, continuam a haver desafios ao nível do financiamento que têm de ser combatidos”, reforça o Diretor Nacional da Ajuda em Ação.
Espreite o vídeo e delicie-se com os textos escritos pelas crianças AQUI. O livro digital estará à venda brevemente. Se deseja criar mais oportunidades e contribuir para a continuidade do projeto em 2024 nesta escola ou noutras escolas/localidades, saiba que o pode fazer:
- Ligando para o 760 500 050 (custo de 0,60 eur + IVA) e contribua com 40 cêntimos para os projetos da Ajuda em Ação
- Fazendo um donativo para o IBAN PT50 0170 3000 0304 0195 7876 5.
- Quer saber mais sobre o projeto? Envie-nos um e-mail para lmorango@ajudaemacao.org e juntos vamos mudar vidas.