#SOMOSAJUDA de 1981 |

DESAFIOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE

CONVERSAS ONLINE AJUDA EM AÇÃO 2021
6 JULHO 2021 I 17h30 I ZOOM

O Ciclo de Conversas Online da Ajuda em Ação está de volta, com um tópico que está na ordem do dia: a alimentação saudável. Quanto de nós já nos perguntamos, na correria dos dias, se as escolhas feitas à mesa são as melhores? Esta é uma realidade que ganha todo um outro peso quando se trata de famílias vulneráveis nas quais a alimentação mais saudável nem sempre é fácil de garantir.

 É com estas famílias em contexto de pobreza que trabalhamos em Camarate (Loures), ao abrigo de projetos como o FairPlay4Life, desenvolvido com o apoio da UEFA Foundation for Children, em conjunto com a Ajuda em Ação Espanha.

Para debatermos os desafios da alimentação saudável em contextos de pobreza e vulnerabilidade, convidámos no dia 6 de julho, o psicólogo Pedro Lisboa, a nutricionista Rita Silva e a professora Marta Faria do Agrupamento de Escolas de Camarate, a juntarem-se ao diretor de programas da Ajuda em Ação Mário Santos (conheça em baixo os convidados).

Assista em baixo a esta conversa, que ocorreu no dia 6 de julho, às 17h30, via Zoom.

CONHEÇA OS CONVIDADOS

RITA SILVA - Nutricionista

É licenciada em Ciência da Nutrição pela Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior desde 2011, ano que inicia a sua experiência clínica, tendo-se ainda sagrado pela mesma instituição Mestre em Nutrição Clínica (2014). Posteriormente, está a fazer Doutoramento em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Atualmente é investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) e Diretora pedagógica da Nutrition Academy e Coordenadora Nacional da Unidade de Nutrição e Suplementação da Fitness Academy – Grupo Academy. É autora de vários artigos científicos.

MARTA FARIA - Professora

Professora de 1º ciclo do Ensino Básico há duas décadas. Parte da sua carreira foi construída no ensino privado, onde lecionou 14 anos, transitando depois para o ensino público numa entrega profissional contínua e imparcial. Neste ano letivo, faz parte do Agrupamento de Escolas de Camarate. É recorrente na sua prática pedagógica promover a meditação e momentos de relaxamento nos seus alunos para o autorreconhecimento da sua parte holística, enquanto seres humanos. Acredita que ao desenvolver nas crianças, as consciências cívica, individual e natural inerentes à sua identidade, promover-se-á, em conjunto, a construção de um mundo mais justo e equitativo.

PEDRO LISBOA - Psicólogo

É formado em psicologia clínica desde 1995 e tem uma especialização psicoterapêutica em terapias regressivas e de desenvolvimento integral desde 2009. Conclui ainda o Mestrado da Universidade Católica, em 2005, em Ciências da Educação, especialidade em Orientação da Aprendizagem. Em 2016 especializa-se em Mindfulness, ferramenta que passou a incorporar de forma consistente tanto na sua prática clínica como noutros contextos profissionais onde se move (educativos, gestão de equipa de intervenção social e projetos na área do desenvolvimento pessoal).
Atualmente é Formador certificado de Professores, coordena uma equipa que faz o acompanhamento/apoio de famílias inseridas no RSI (Rendimento Social de Inserção), faz prática clínica a título particular e desenvolve um projeto de desenvolvimento pessoal.

MÁRIO SANTOS - Ajuda em Ação

É o diretor de programas da Ajuda em Ação Portugal. Desde os 17 anos que se envolve em causas, somando já 28 anos de experiência em Ação Social e ONG. Durante o seu percurso trabalhou como animador em projetos comunitários, no Programa Escolhas, onde acompanhou de perto jovens em delinquência, e fez formações promovidas pelo Conselho da Europa onde participou em seminários a nível nacional e internacional, momento em que começa a contactar com muitas ONG.

Trabalhar na Ajuda em Ação tornou-se uma escolha evidente para o Mário Rui graças à visão de compromisso a longo prazo da ONG: acredita plenamente que só assim é possível fazer mudanças estruturais e ajudar as comunidades.

 

QUEM SOMOS?

Somos uma ONG internacional apartidária e sem qualquer filiação religiosa que luta contra a pobreza e a desigualdade. Promovemos a dignidade e a solidariedade para a construção de um mundo justo.

Contamos com 39 anos de história e temos a nossa sede em Espanha. Hoje trabalhamos em 20 países da América Latina, Ásia, África e Europa (Espanha e Portugal), apoiando cerca de 1,5 milhões de pessoas.

CONHEÇA O NOSSO TRABALHO EM PORTUGAL

Somos transparentes. Certificados por: