A Ajuda em Ação está profundamente preocupada com a situação atual na Ucrânia e lamenta os esforços fracassados dos canais diplomáticos para evitar conflitos, que podem representar a maior ameaça à segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Perante a situação atual no terreno e a sua rápida evolução, as equipas do People in Need (PIN), parceiras da Ajuda em Ação na rede Alliance 2015, estão a preparar-se para apoiar a população.
O trabalho da Alliance2015 na Ucrânia
Os membros da Alliance2015 People in Need (PIN) e ACTED prestam ajuda humanitária na Ucrânia desde 2014. A sua atividade no país foi temporariamente suspensa para garantir e controlar a segurança do nosso pessoal. No entanto, continuamos a avaliar a situação para que as equipas da Alliance2015 no terreno possam estar preparadas para retomar as atividades humanitárias da melhor forma possível, sempre que possível. O objetivo é aumentar os esforços de apoio à população afetada pelo conflito na Ucrânia e nos países vizinhos, de onde se espera que cheguem até 5 milhões de refugiados.
«Numa primeira fase, vamos concentrar-nos em dar resposta às necessidades mais básicas da população afetada pelo conflito. Esta resposta inclui normalmente uma ajuda humanitária eficaz, apoio alimentar, artigos de higiene e apoio às instalações de deslocados internos. A Ajuda em Ação vai lançar nas próximas horas uma campanha de angariação de fundos que será canalizada para apoiar uma ação conjunta de solidariedade ativa perante o conflito», explica Alberto Casado, Diretor de Advocacy de Ajuda em Ação.
*A casa de Soni (88), que está na foto, foi destruída por um bombardeamento. Alyona Budagovska / People in Need.