Como canalizamos a ajuda empresarial e a solidariedade da sociedade civil
A Ajuda em Ação está a canalizar a solidariedade que recebe dos cidadãos, bem como de empresas, fundações empresariais e filantrópicas, através da Aliance 2015, uma rede de oito ONG europeias das quais fazemos parte.
A Aliance2015 está a responder à emergência da Ucrânia através da ACTED e do People in Need (PIN). Para dar resposta às necessidades humanitárias causadas pelas operações militares da Rússia na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022, lançámos uma iniciativa conjunta para servir 27.000 pessoas afetadas pelo conflito, tanto nas zonas afetadas pelos conflitos como nas zonas que recebem a população deslocada.
Estas são as nossas linhas de ação:
1 - Distribuição de produtos de emergência em zonas afetadas por conflitos
2 - Distribuição de ajuda monetária à população deslocada e de acolhimento no oeste e centro da Ucrânia
3 - Apoio a centros coletivos no oeste e centro da Ucrânia
O principal desafio que os intervenientes humanitários enfrentam é encontrar corredores para distribuir ajuda humanitária em áreas sitiadas, bombardeadas ou em campos de batalha.
É também um desafio coordenar com entidades da sociedade civil ucraniana.
As Nações Unidas estimam que, a partir de 17 de março, 2.8 milhões de pessoas já tinham saído do país e que a população internamente deslocada é de 1.9, milhões.
A resposta de emergência na Ucrânia
Produtos de Emergência: Entre os produtos que não são alimentos, distribuiremos cobertores e lençóis, almofadas, talheres, cozinhas portáteis, chaleiras; produtos de higiene e farmácia (sabonetes, detergentes, gel de máquina de lavar louça, lixívia, sacos de basura, papel higiénico, panos, luvas, gel de desinfeção manual, toalhas de papel) e kits de higiene para bebés (fraldas, sabão, toalhetes, hidratante).
Distribuição de Ajudas em Numerário: Enquanto os mercados e os sistemas financeiros continuarem a funcionar, a prestação de ajuda monetária é a forma mais digna e adequada de chegar à população deslocada para o ocidente.
Centros Coletivos:
Os centros coletivos são principalmente escolas, jardins-de-infância e ginásios. Neles iremos:
- Estabelecer postos de informação sobre os direitos da população deslocada internamente e dos serviços disponíveis
- Refeições quentes
- Cuidados psicossociais particularmente para as pessoas e pais mais vulneráveis (principalmente mães)
- Reparação ou instalação de sistemas de aquecimento, cozinhas e equipamentos de cozinha, fornos, máquinas de lavar roupa, colchões e camas. Reparação de infraestruturas de água e saneamento e separação de espaços para dormir.
Desencorajamos o envio de ajudas em espécie a partir de Portugal e Espanha uma vez que é muito mais eficiente e eficaz comprá-la localmente ou em países fronteiriços como a Polónia. Portanto, o que é necessário são fundos. Além disso, ao comprarmos lá, não só reforçamos as economias e capacidades locais, mas também reduzimos a pegada de carbono.
Monitorização e report do financiamento

A Ajuda em Ação e os membros do Aliance2015 operando na Ucrânia desenvolverão uma estrutura de monitorização e avaliação no início do projeto, para definir os objetivos de monitorização e requisitos para cada uma dos três respostas apresentadas anteriormente.
Para garantir a prestação de contas às populações afetadas (AAP), cada um dos parceiros de implementação usará o seu próprio mecanismo de Resposta a Reclamações e Feedback (CRM) existente e disponível para todos os beneficiários e partes interessadas.
Para garantir que esta resposta conjunta seja tão eficaz o quanto possível no atendimento das necessidades das populações afetadas pelos conflitos, a Ajuda em Ação e os membros da Alliance2015 implementarão uma abordagem de gestão adaptativa. Será realizada uma avaliação intermediária interna, através da qual o pessoal não operacional do A2015 realizará uma avaliação detalhada das conquistas e desafios do projeto até o momento, sinalizando recomendações para adaptações pragmáticas ou operacionais a serem imediatamente implementadas, para maximizar o impacto e a eficácia da atuação.
Como colaborar com a Ajuda em Ação
Em Portugal, para fazer parte desta rede de solidariedade, entre em contato com a Ajuda em Ação através do seguinte contacto:
Linda Morango
Email: lmorango@ajudaemacao.org
Tlm: + 351 928 501 973