#SOMOSAJUDA de 1981 |
Categorías

Experiências caseiras para crianças com materiais reciclados

10-05-2018 Leitura 4 Minutos 3

Ajuda em Ação

Há um grande número de experiências caseiras para crianças que pode fazer com os seus filhos para pô-los em contacto com a ciência e com os fenómenos físicos e químicos. Mas este artigo será um pouco diferente do texto “Experiências para crianças”, onde ensinávamos como colocar um ovo dentro de uma garrafa ou quantas coisas divertidas podem ser feitas com o ar, porque vamos fazer todas as experiências caseiras com material reciclado. O que acha?

1. O poder do detergente!

Através da tensão superficial, vamos ensinar aos pequenos como podem impulsionar um barco e fazê-lo navegar. Necessitará de um cartão de visita, uma tesoura, um recipiente cheio de água e detergente líquido.

  1. Recorte um cartão de visita em forma de barco. Também poderá fazê-lo com cartolina com as seguintes medidas: 5cm de comprimento, 3cm de largura e um corte quadrado na popa do barco de 1x1cm.
  2. Coloque o barco no recipiente com água.
  3. Deite um pouco de detergente na parte de trás do barco.

O que é que aconteceu? O barco avançou a toda a velocidade! Mas porquê? Ao deitar o detergente, rompe-se a organização das moléculas da água, criando uma fina camada forte e flexível na superfície, conhecida como tensão superficial. É a mesma fórmula que o alfaiate e outros insetos utilizam para caminhar sobre a água.

2. Como água e azeite

Para esta experiência caseira com material reciclado utilizaremos um conta-gotas, um copo de água, um pouco de azeite, um copo de papel descartável e álcool etílico.

  1. Encha os copos com água.
  2. Com o conta-gotas, deite algumas gotas de álcool em cima da água
  3. De seguida, deite um pouco de azeite no outro copo (descartável).

O que é que aconteceu? Ao contrário do azeite, as moléculas da água e do álcool atraem-se umas às outras, pelo que, quando são derramadas, agregam-se à molécula mais próxima de si e criam uma solução. Pelo contrário, o azeite e a água não se diluem: acontece precisamente o contrário. O azeite afasta as moléculas da água e forma bolhas na superfície. E porque é que isto acontece? Porque a pressão da água é superior à do azeite e, por esta razão, as bolhas de azeite são empurradas para a superfície.

3. O saco de chá que queria voar

Para esta experiência só necessita de um saco de chá e um isqueiro. Esvazie o chá em cima de uma superfície à prova de fogo e coloque o saco do chá vazio em cima.

  1. Com a ajuda de um isqueiro, queime a parte de cima do saco e espere.
  2. Quando a chama chegar ao fim do saco… Magia! O saco irá voar.

O que é que aconteceu? A chama consome o saco de cima para baixo e o ar quente vai-se acumulando no interior. Assim que chega ao fim do saco, as moléculas do ar quente são menos densas e empurram o saco para cima, onde estão as moléculas mais frias e densas. E porque é que não começa a voar antes? Porque não tem tanta força e apenas consegue “levantar” corpos muito leves.

4. Eletricidade cítrica

Para esta experiência caseira vai precisar de 2 limões, 1 faca, 3 pinças, 4 parafusos, 4 moedas de cobre e um cabo de cobre. A maioria dos elementos podem ser reciclados sem problema!

  1. Corte os limões às metades
  2. Nas extremidades do limão, faça pequenos cortes com a faca para encaixar as moedas de cobre e introduza-as neste espaço.
  3. Do lado oposto da moeda, coloque um parafuso.
  4. Por último, pegue no fio de cobre e ligue os parafusos às moedas com a ajuda das três pinças, criando um pequeno circuito que já possui eletricidade.
  5. Para testá-lo, utilize um cabo elétrico ligado a um multímetro e verifique que quantidade de corrente elétrica conseguiu gerar.

O que é que aconteceu? O prego e as moedas de cobre funcionam como elétrodos (sendo fabricados com dois metais distintos) e provocam uma relação eletroquímica através do sumo de limão que gera uma pequena corrente elétrica. As baterias também funcionam assim!

Nueva llamada a la acción

5. A bola bala

Para esta experiência caseira para as crianças precisamos de reciclar duas garrafas grandes de plástico, 6 metros de um fio de plástico para esticar, tesoura ou x-ato e fita adesiva.

  1. Corte a parte superior das garrafas (pode usar as da primeira experiência) e encaixe-as uma na outra.
  2. Prenda-as com fita adesiva. De seguida, passe dois bocados de fio (3m cada um) pela invenção e aperte as extremidades para que fiquem mais presas.
  3. Agarre os fios e o jogador que tenha a bola bala mais próxima abre os braços para que esta deslize até ao lado oposto. Quando chegar ao lado oposto, abra os braços, enquanto o outro jogador os fechas e vice-versa.

O que é que está a acontecer? A bola bala ganha velocidade ao ser submetida à força (abertura dos braços) e desacelera ao ser submetida a uma força contrária. Se os dois jogadores abrirem os braços ao mesmo tempo, a bola não se moverá. Com esta experiência podemos estudar as três leis da Física de Newton!

6. Pescar plásticos no mar

Por último, e agora que se aproxima a altura da praia, podemos consciencializar os mais novos com esta experiência caseira com um camaroeiro ou com uma rede de pesca para aquários que tenha em casa. A ideia é recuperar os plásticos sempre em segurança e tendo em atenção as indicações dos nadadores-salvadores e tentar adivinhar o que terão sido os resíduos que vão recuperando e pondo num recipiente adequado. Uma experiência associada à iniciativa que defende a recolha de três objetos de plástico de cada vez que visita uma praia!

Como pode ver, há muitas atividades que pode fazer com as crianças a partir de casa para que se divirtam, mas também para consciencializar e promover valores úteis para o seu desenvolvimento e de toda a sociedade. Se estiver interessado em conhecer todos os projetos da Ajuda em Ação nos 19 países onde estamos presentes, leia a nossa história e ajude-nos a construir um futuro mais justo!