#SOMOSAJUDA de 1981 |

Projeto “Bora Jovens” – Empregabilidade Jovem

 A Ajuda em Ação iniciou a  implementação o projeto social da Coca-Cola com o nome de “BORA JOVENS” em Portugal, em dezembro de 2020. A primeira fase do projeto decorreu ao longo de 6 meses, onde trabalhámos com um grupo de 70 jovens dos 17 aos 23 anos, que têm menos oportunidades e estão em risco de exclusão social e educativa. O projeto decorreu nos concelhos de Lisboa, Loures e Setúbal. Dado o sucesso e importância desta problemática, o projeto foi prolongado até final de 2021.

O objetivo é que, após a formação, treino de competências e acompanhamento previstos no projeto, os jovens consigam mudar as suas vidas por dominarem as ferramentas de empregabilidade com mais facilidade, rapidez e flexibilidade.

O acompanhamento aos jovens é garantido por uma equipa de técnicos e dividido em duas fases: FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE, sendo que os jovens desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade para uma maior motivação inicial na procura ativa de emprego durante todo o processo. O impacto e avaliação de resultados serão garantidos em diferentes momentos.

Objetivo

O objetivo é que, após a formação, treino de competências e acompanhamento, os jovens consigam mudar as suas vidas por dominarem as ferramentas de empregabilidade que promovem uma integração no mercado de trabalho com mais facilidade, rapidez e flexibilidade.

A média de desempregados entre os 15 e os 24 anos em 2019 situava-se nos 18,3%. Com uma percentagem tão significativa e acentuada pela pandemia, o desemprego jovem assume uma especial preocupação na elaboração de estratégias de combate à pobreza e exclusão social.

Beneficiários

Dirigido a um grupo de 70 jovens (rapazes e raparigas) com idades entre os 17 e os 23 anos integrados em estabelecimentos de ensino regular, escolas profissionais dos concelhos de Loures, Lisboa e Setúbal.

Jovens que não estão a frequentar os estabelecimentos de ensino, mas que sejam sinalizados pelos serviços sociais destes estabelecimentos por terem terminado a formação e estarem à procura do primeiro emprego. Jovens que estejam em risco de exclusão social ou de pobreza.

Metodologia

Através de uma equipa de técnicos disponível para realizar o acompanhamento (FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE) para cada grupo e participante, estes desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade.

 Desta forma existe uma motivação inicial para a procura ativa de emprego durante todo o processo. Em cada fase existirá a possibilidade do participante resolver um problema que encontra quando inicia a procura de emprego.

RESULTADOS DO PROJETO BORA JOVENS – 15 de JULHO de 2021

Jovens inscritos

Jovens já integrados profissionalmente

EVENTO ONLINE DE APRESENTAÇÃO I 27 de maio 2021, 11h I Zoom

No dia 27 de maio de 2021, às 11h, via Zoom, realizou-se o evento interno de apresentação do projeto Bora Jovens, para dar a conhecer melhor a media e parceiros, este projeto desenvolvido pela Ajuda em Ação com o apoio da Coca-Cola Portugal.

No evento online detalhámos não só os objetivos, metodologias e fases do programa, mas também analisámos e debatemos a questão da empregabilidade jovem.

O COMPROMISSO DA COCA‑COLA COM UMA SOCIEDADE

MAIS DIVERSIFICADA E INCLUSIVA

O compromisso da Coca‑Cola com a diversidade é profundo e abrangente, partindo da convicção de que as diferenças devem ser comemoradas e somente trabalhando juntos é possível gerar mudanças na sociedade que garantam um crescimento sustentável, ético e comprometido com as pessoas e o meio ambiente. Não é um caminho simples, mas toda a iniciativa conta.
A Ajuda em Ação agradece a confiança e apoio da Coca-Cola neste projeto.

 

Somos transparentes. Certificados por: