#SOMOSAJUDA de 1981 |

Projeto “Bora Jovens” – Empregabilidade Jovem

 A Ajuda em Ação iniciou a  implementação o projeto social da Coca-Cola com o nome de “BORA JOVENS” em Portugal, em dezembro de 2020. A primeira fase do projeto decorreu ao longo de 6 meses, onde trabalhámos com um grupo de 70 jovens dos 17 aos 23 anos, que têm menos oportunidades e estão em risco de exclusão social e educativa. O projeto decorreu nos concelhos de Lisboa, Loures e Setúbal. Dado o sucesso e importância desta problemática, o projeto foi prolongado até final de 2021.

O objetivo é que, após a formação, treino de competências e acompanhamento previstos no projeto, os jovens consigam mudar as suas vidas por dominarem as ferramentas de empregabilidade com mais facilidade, rapidez e flexibilidade.

O acompanhamento aos jovens é garantido por uma equipa de técnicos e dividido em duas fases: FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE, sendo que os jovens desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade para uma maior motivação inicial na procura ativa de emprego durante todo o processo. O impacto e avaliação de resultados serão garantidos em diferentes momentos.

Objetivo

O objetivo é que, após a formação, treino de competências e acompanhamento, os jovens consigam mudar as suas vidas por dominarem as ferramentas de empregabilidade que promovem uma integração no mercado de trabalho com mais facilidade, rapidez e flexibilidade.

A média de desempregados entre os 15 e os 24 anos em 2019 situava-se nos 18,3%. Com uma percentagem tão significativa e acentuada pela pandemia, o desemprego jovem assume uma especial preocupação na elaboração de estratégias de combate à pobreza e exclusão social.

Beneficiários

Dirigido a um grupo de 70 jovens (rapazes e raparigas) com idades entre os 17 e os 23 anos integrados em estabelecimentos de ensino regular, escolas profissionais dos concelhos de Loures, Lisboa e Setúbal.

Jovens que não estão a frequentar os estabelecimentos de ensino, mas que sejam sinalizados pelos serviços sociais destes estabelecimentos por terem terminado a formação e estarem à procura do primeiro emprego. Jovens que estejam em risco de exclusão social ou de pobreza.

Metodologia

Através de uma equipa de técnicos disponível para realizar o acompanhamento (FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE) para cada grupo e participante, estes desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade.

 Desta forma existe uma motivação inicial para a procura ativa de emprego durante todo o processo. Em cada fase existirá a possibilidade do participante resolver um problema que encontra quando inicia a procura de emprego.

RESULTADOS DO PROJETO BORA JOVENS – 3 de setembro de 2021

Jovens inscritos

Jovens já integrados profissionalmente

Testemunho do ‘Bora Jovens

“Esta formação foi uma grande ajuda tanto para mim, como para todos os que fizeram parte dela. Apoiou-me tanto a nível profissional como a nível pessoal, ajudando a conhecer-me melhor e como devo agir em diversas situações. É mesmo muito importante saber quem somos e como devemos agir perante situações que podemos considerar complicadas. As técnicas do projeto são muito presentes e estão sempre lá para nos ajudar, mostram bastante preocupação e ajudam-nos muito em grupo mas também individualmente.
Considero mesmo muito importante sentir que somos apoiados nestas grandes etapas da vida enquanto aprendemos e aqui nesta formação senti isso mesmo! Muito obrigada por toda a ajuda!!”
(foto fictícia por respeito à privacidade da Cristina)
Cristina

20 anos - Lisboa, participante do projeto 'Bora Jovens em 2021

O COMPROMISSO DA COCA‑COLA COM UMA SOCIEDADE

MAIS DIVERSIFICADA E INCLUSIVA

O compromisso da Coca‑Cola com a diversidade é profundo e abrangente, partindo da convicção de que as diferenças devem ser comemoradas e somente trabalhando juntos é possível gerar mudanças na sociedade que garantam um crescimento sustentável, ético e comprometido com as pessoas e o meio ambiente. Não é um caminho simples, mas toda a iniciativa conta.
A Ajuda em Ação agradece a confiança e apoio da Coca-Cola neste projeto.

 

Somos transparentes. Certificados por: