Projeto “Bora Jovens” – Empregabilidade Jovem
A Ajuda em Ação iniciou a implementação do programa de empregabilidade jovem da Coca-Cola, denominado ‘Bora Jovens, em janeiro de 2021. O ‘BORA Jovens pretende inspirar e capacitar jovens entre os 18 e 25 anos que estão em risco de exclusão social e educativa e, por isso, têm menos oportunidades a nível profissional. O principal objetivo deste programa é que, após a formação e acompanhamento de competências, os jovens consigam mudar de vida, dominando as ferramentas de empregabilidade que favorecem a sua inserção no mercado de trabalho com maior facilidade e rapidez
O projeto decorre nos concelhos de Lisboa, Loures, Porto, Almada, Faro e Setúbal. Dado o sucesso e importância desta problemática, o projeto está a ser implementado a nível nacional e acessível a todos os que desejam participar nele.
O acompanhamento aos jovens é garantido por uma equipa de técnicos e dividido em duas fases: FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE, sendo que os jovens desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade para uma maior motivação inicial na procura ativa de emprego durante todo o processo. O impacto e avaliação de resultados serão garantidos em diferentes momentos.
Objetivo
O objetivo é que, após a formação, treino de competências e acompanhamento, os jovens consigam mudar as suas vidas por dominarem as ferramentas de empregabilidade que promovem uma integração no mercado de trabalho com mais facilidade, rapidez e flexibilidade.
A média de desempregados entre os 15 e os 24 anos em 2019 situava-se nos 18,3%. Com uma percentagem tão significativa e acentuada pela pandemia, o desemprego jovem assume uma especial preocupação na elaboração de estratégias de combate à pobreza e exclusão social.
Participantes
Dirigido a um grupo de jovens (rapazes e raparigas) com idades entre os 18 e os 25 anos integrados em estabelecimentos de ensino regular, escolas profissionais a nível nacional.
Jovens que não estão a frequentar os estabelecimentos de ensino, mas que sejam sinalizados pelos serviços sociais destes estabelecimentos por terem terminado a formação e estarem à procura do primeiro emprego. Jovens que estejam em risco de exclusão social ou de pobreza.
Metodologia
Através de uma equipa de técnicos disponível para realizar o acompanhamento (FASE 1: CONHECER e FASE 2: CONHECE-TE) para cada grupo e participante, estes desempenham um papel de autoria na construção do seu percurso para a empregabilidade.
Desta forma existe uma motivação inicial para a procura ativa de emprego durante todo o processo. Em cada fase existirá a possibilidade do participante resolver um problema que encontra quando inicia a procura de emprego.
RESULTADOS DO PROJETO BORA JOVENS – 30 de junho de 2024
Jovens inscritos
Jovens capacitados
Jovens já integrados profissionalmente
Jovens voltaram a estudar
Cidades
Parceiros sociais e empresariais
Testemunho do ‘Bora Jovens
O COMPROMISSO DA COCA‑COLA COM UMA SOCIEDADE
MAIS DIVERSIFICADA E INCLUSIVA
SEJA UM PARCEIRO DE INTEGRAÇÃO INCLUSIVO