#SOMOSAJUDA de 1981 |

Ajude-nos a quebrar o ciclo da pobreza em Portugal

Apoiamos a infância, a adolescência e as famílias em risco de exclusão em Portugal, através do nosso programa “Aqui Também”.

Porque trabalhamos em Portugal?

Temos uma taxa de abandono escolar de 11,8%

A taxa de pobreza em Portugal é de 17,3%, superior à média da União Europeia (16,9%), sendo as crianças o grupo mais vulnerável

O risco de pobreza e de exclusão social é de 21,6% nos portugueses, sendo mais acentuado nos jovens (30,3% na população entre os 15 e os 19 anos e de 25,8% na população dos 18 aos 24 anos)

2,2 milhões das pessoas em Portugal vive em situação de pobreza e exclusão social

18,3% é a taxa de pobreza em famílias com crianças

(dados do INE, Fundação Francisco Manuel dos Santos e Pordata – 2017/2018)

O que fazemos em Portugal?

Trabalhamos há 40 anos no combate à pobreza e exclusão social a nível internacional em países como Moçambique, Colômbia, Venezuela, Espanha, Uganda, Níger e, também, Portugal. “Aqui também” é o nome do programa que engloba os projetos que desenvolvemos no nosso país.

Acompanhe-nos e conheça as 3 áreas em que trabalhamos!

EQUIDADE EDUCATIVA

Camarate – Loures, Distrito de Lisboa

– Com o Agrupamento de Escolas de Camarate temos um programa de atividades destinado a 850 crianças e jovens do 2º e 3º ciclos.

– Com um plano de atividades conjunto e estruturado, pretendemos reduzir as desigualdades, trabalhando para que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, combatendo o abandono escolar

– Em parceria com a associação Jovem Despertar, que atua na mesma localidade e bairros, estamos a desenvolver atividades de reforço educativo nos tempos livres

INOVAÇÃO EDUCATIVA

Projeto Gen10s – escolas do país

– Promovemos projetos de educação digital e igualdade de género: GEN10S, projeto que atua na formação em programação informática e educação em valores, realizado em parceria com a Fundação Sic Esperança, desde 2017, com o apoio da Google.

EMPODERAMENTO FEMININO

Camarate – Loures, Distrito de Lisboa

– Acompanhamos mães e pais na sua integração social e laboral

– Projetos de formação a mães em situação de vulnerabilidade, com a criação de ateliês de costura que aproximam mulheres de diferentes culturas e promovam a sua integração social.

– Qualificamos mães da comunidade educativa, em situação de risco e vulnerabilidade social, desempregados e/ou com baixos rendimentos, qualificando-as nas áreas da costura, artesanato e empreendedorismo, ensinando-as a gerir um empreendimento dentro da economia social.

EMPREGRABILIDADE JOVEM

Projeto Bora Jovens – Lisboa, Loures e Setúbal

A Ajuda em Ação iniciou a implementarção do projeto social “BORA JOVENS” no final de 2020, com o apoio da Coca-Cola. Durante 6 meses, ao longo do ano letivo de 2020/2021 iremos trabalhar com um grupo de 70 jovens dos 17 aos 23 anos, que têm menos oportunidades e estão em risco de exclusão social e educativa.

Depois de iniciarmos o projeto Gen10s, em 2017, com parceiros locais e o apoio da Google, estamos com maior presença no país desde 2019, com projetos a decorrer em escolas, dirigidos a crianças e famílias de comunidades de alto risco de pobreza e exclusão social.

Sabemos que a pobreza e a desigualdade se herdam e por isso vamos atuar junto dos públicos mais vulneráveis do país para romper a transmissão intergeracional da pobreza, com projetos realizados em parceria com organizações que também conhecem e atuam no território nacional.

Com a chegada da COVID-19 redirecionámos os nossos projetos para duas fases de resposta de emergência. Mais de 130 famílias precisaram de nós, e não podíamos deixar ninguém para trás.

Conheça as respostas de emergência que estamos a organizar em 2021 e ajude quem mais precisa.

Somos transparentes. Certificados por: