O alerta de saúde em Espanha afeta todos, mas não de forma igual. Mais uma vez, as famílias que vivem em situações vulneráveis sofrem as piores consequências desta crise relacionada com o coronavírus, que não é apenas uma crise de saúde. As medidas tomadas neste contexto, exacerbaram os problemas económicos das famílias mais vulneráveis. E aos problemas económicos acrescentaram-se as medidas de contenção com um impacto importante nas famílias com menos recursos, que vivem em casas pequenas, com mais pessoas e menos luz. Sem esquecer que o encerramento das escolas prejudicou as oportunidades das crianças que não podem aceder a educação online.
Alerta de saúde em Espanha: contra a COVID-19, #SomosAjuda
A Ajuda em Ação iniciou o seu trabalho em Espanha em 2013 para apoiar crianças, jovens e famílias em risco de pobreza e exclusão social que foram deixadas para trás devido à crise económica. Apoiamos as famílias para quebrar o ciclo da pobreza e, no contexto em que nos encontramos, este trabalho faz mais sentido do que nunca. A suspensão das aulas afetou a maioria dos projetos no programa “Aqui também”, tal como aconteceu em Portugal. Mas isso não impede que as equipas estejam ao lado daqueles que mais precisam.

Desde o início do estado de emergência, trabalhamos em conjunto com equipas de gestão de mais de 90 escolas e serviços sociais para analisar a situação das famílias mais vulneráveis e identificar as que estão em pior situação. São famílias com filhos e filhas entre 6 e 16 anos, em muitos casos monoparentais. Famílias com rendimentos médios-baixos e em que um dos pais (ou ambos) está desempregado ou com empregos precários. Como resultado desta análise, foram identificadas três linhas de ação nas quais a Ajuda em Ação Espanha irá focar a sua ação, enquanto durar a emergência de saúde:
Apoio à nutrição familiar

As cantinas escolares garantiam o direito básico de muitas crianças a uma alimentação adequada e equilibrada. O governo e as administrações regionais adotaram medidas para fornecer alimentos, mas existe uma grande preocupação com aquelas que são invisíveis. São famílias que não estão a ser identificadas pelas administrações, pois não recebem ajuda pública ou privada. Esse também é o caso de muitas pessoas cujos rendimentos são muito baixos. Até ao momento, a Ajuda em Ação Espanha identificou 1.200 famílias nesta situação, embora a previsão seja de que esse número possa aumentar nas próximas semanas devido ao encerramento de empresas e negócios. Por meio de um contrato com a La Caixa, forneceremos às famílias identificadas cartões bancários recarregáveis que podem ser usados em estabelecimentos de alimentação.
Facilitar o acesso à educação online

O contexto atual revelou outra das grandes dificuldades que os alunos com menos recursos enfrentam: o fosso digital. Em Espanha, 1 em cada 4 famílias em risco de pobreza carece de um computador e 20% dos estudantes não têm acesso a nenhum tipo de ligação à Internet. Isso representa um sério obstáculo para garantir o acesso a uma educação de qualidade em igualdade de condições, sobretudo nesta fase.
Para "não deixar ninguém para trás" na educação durante o estado de emergência em Espanha, serão apoiadas 2.000 famílias com uma solução de ligação à Internet (instalação automática) e equipamentos de informática (computadores e tablets). Dessa forma, garantimos que crianças e adolescentes possam continuar a sua aprendizagem, com as mesmas oportunidades que todas as outras.
Fortalecimento das redes de apoio comunitário
Consegue imaginar como seria viver esta fase de isolamento sem acesso à Internet ou com acesso precário?
Viver sem poder estar em contacto com os familiares e o seu ambiente mais próximo; com os seus filhos impedidos de ter acesso a atividades de lazer de qualidade? Também não seria possível juntarmo-nos ou contribuirmos com um pequeno gesto para as campanhas de solidariedade que proliferam nos dias de hoje. As redes de apoio são mais necessárias do que nunca, neste contexto de emergência e as novas tecnologias desempenham um papel fundamental.
Ao longo do ano e transversalmente, nos projetos que desenvolvemos criamos redes de apoio que reduzem o isolamento em que vivem muitas famílias em situações vulneráveis. Agora, mais do que nunca, estamos a trabalhar para manter essas redes e fortalecê-las nas escolas e centros educacionais onde estamos presentes.
Um exemplo disso é o apoio que estamos a dar em Espanha para traduzir as informações oficiais nas Ilhas Baleares para outros idiomas. Ou em Saragoça, onde estamos a colaborar com as mulheres do projeto “Hilvanando Culturas” na implementação de uma iniciativa de solidariedade, onde já estão a produzir máscaras não sanitárias para os comerciantes da cidade. Nos dias de hoje, as “Mulheres em Ação” de Alicante continuam a receber apoio e incentivo através do WhatsApp.
Hoje, mais do que nunca, a solidariedade será o motor que nos ajudará a combater as piores consequências desta emergência sanitária. Perante a crise da COVID-19, #SomosAjuda! Junte-se a nós.