Resiliência, fortalecimento, contrapartidas... Certamente, que alguma vez já teve a impressão de que nós ONG falamos em código. Na Ajuda em Ação esforçamo-nos todos os dias para falar sobre a importância do nosso trabalho e para o fazer numa linguagem "para todos os públicos". Por isso, hoje explicamos o que é a resiliência e como a promovemos no Corno de África.





O que é a resiliência?





Quando as ONG falam de resiliência, estamos a referir-nos à capacidade de pessoas e comunidades enfrentarem adversidades. Não existe uma definição única para este conceito. Uma explicação simples e completa é fornecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, mais conhecida como FAO: "Resiliência é a capacidade de pessoas, comunidades ou sistemas que enfrentam catástrofes ou crises para se protegerem de danos e recuperarem rapidamente".











Como construímos a resiliência no Corno de África?





Vivemos num mundo globalizado onde a desigualdade e a mudança crescem a um ritmo vertiginoso, fazendo com que algumas pessoas fiquem para trás, especialmente nos países em desenvolvimento.





A resiliência é fundamental para alcançar precisamente o seguinte: que ninguém seja deixado para trás. É por isso que ONGs como a Ajuda em Ação trabalham para que as pessoas possam enfrentar, de uma forma autónoma e sustentável, desafios como a fome, a pobreza e os efeitos das alterações climáticas, entre outros.





Uma das regiões mais vulneráveis do planeta onde trabalhamos é o Corno de África. Localizada na parte oriental do continente, abrange a Etiópia, Somália, Djibouti e Eritreia, embora algumas vozes também incluam o Quénia, Uganda, Sudão e Sul do Sudão.  Historicamente, as populações destes países são na sua maioria afetadas pela fome, seca e conflitos.









Alliance2015 no Corno de África





Uma das nossas chaves para construir comunidades resilientes é o trabalho em equipa. É por isso que, desde 2019, fazemos parte da Alliance2015, uma rede europeia de 8 ONG dedicadas a trabalhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 95 países de todo o mundo.





As comunidades de Corno de África não são homogéneas. Cada uma apresenta necessidades, fraquezas e pontos fortes diferentes. Na Alliance2015 estudamos cada caso para assegurar que a nossa ação serve para conseguir mudanças reais e sustentáveis. Como dividimos o trabalho? Aqui estão alguns exemplos:





Ajuda em Ação:





O nosso trabalho para construir comunidades resilientes centra-se na Etiópia e numa cultura de muito sucesso: a moringa. Resiste muito bem à seca, pelo que funciona como uma verdadeira alternativa quando outras culturas falham. Tem também muitas propriedades medicinais e nutricionais, razão pela qual ganhou o nome de "árvore milagrosa"!






 "Antes da Ajuda em Ação chegar, não sabíamos da moringa nem dos seus benefícios", disse Mukter Shiek, um dos beneficiários. "Aprendemos a cultivá-lo, cozinhá-lo e a comercializá-lo. Com o dinheiro que ganhamos com a sua venda, podemos providenciar a educação dos nossos filhos", acrescenta orgulhosamente.






 





CESVI:





Esta ONG italiana trabalha em conjunto com outro membro da rede, a Concern Worldwide, para melhorar a capacidade de adaptação às múltiplas crises vividas na Somália, um dos países mais negligenciados de Corno de África.





Concern Worlwide:





Para além do seu trabalho na Somália, dedica-se também a inovar o combate à desnutrição. Por exemplo, produz alimentos terapêuticos preparados, que em inglês são conhecidos como RUTF (Ready to Use Therapeutic Food). Devido a eles, as crianças com desnutrição sem complicações médicas podem fazer o seu tratamento a partir de casa.





HELVETAS:





Esta organização suíça trabalha na resiliência às alterações climáticas promovendo técnicas de agricultura sustentáveis, melhorando a captação de água e diversificando as economias locais.





HIVOS:





Esta ONG de ajuda ao desenvolvimento sedeada nos Países Baixos trabalha no Corno de África lado a lado com pequenas e médias empresas. Em conjunto, elaboram programas sobre energias alternativas, melhorias nas cadeias alimentares ou a promoção das exportações agrícolas, entre outros temas.





PIN:





O trabalho de People In Need (PIN) a favor da resiliência centra-se em melhorar o acesso à água, saneamento e higiene (mais conhecido em inglês como WASH) nas comunidades da Etiópia.





Estes são apenas alguns dos projetos que a Alliance2015 está a levar a cabo para construir a resiliência no Corno de África.






 





Juntos, #SomosAjuda.