A alimentação saudável e a COVID-19 são compatíveis. Há três meses, a pandemia da COVID-19 virou a nossa vida do avesso. Fomos obrigados a mudar as nossas rotinas e a adaptarmo-nos a uma situação completamente desconhecida. O encerramento das escolas e o teletrabalho obrigaram milhões de pessoas a reinventarem-se na cozinha.

Além do medo de sair de casa, a sobrecarga de trabalho, os horários incompatíveis e a escassez de recursos de muitas famílias que perderam os seus empregos, colocam em risco o acesso a uma alimentação adequada. Perante esta situação, muitos optaram por refeições pré-feitas ou produtos processados que estão longe de oferecer uma dieta equilibrada e saudável.

Hoje queremos mostrar-lhe que a crise da Covid-19 não é um obstáculo para poder desfrutar de uma dieta equilibrada. Damos-lhe alguns conselhos para que possa ter uma alimentação saudável durante o período em que a COVID-19 continue a transtornar a nossa vida.

Sete conselhos para poder seguir uma alimentação saudável


1. Prepare um menu semanal, isto ajudará a cozinhar todos os dias refeições equilibradas que contenham todos os nutrientes básicos para uma dieta saudável. Além disso, este menu permitir-lhe-á ser mais eficiente e gastar só o necessário quando for ao supermercado e assim organizar melhor as compras. Fazer este exercício em família também é uma boa forma de educar, pois promove o diálogo e o consenso entre todos e os mais pequenos sentir-se-ão mais valorizados e aprenderão também a importância de valorizar o outro.

2. Não deixe de consumir fruta, legumes e produtos frescos. Mesmo nos piores momentos da crise, o abastecimento de produtos frescos nunca falhou. Pode não conseguir encontrar aqueles que mais gosta, mas talvez seja uma boa oportunidade para experimentar outros produtos que nunca provou. Além disso, têm a grande vantagem de poderem ser congelados. E se não conseguir encontrar produtos frescos, muitos deles existem desidratados ou em conservas que garantem a ingestão das vitaminas necessárias, sobretudo para as crianças.

3. Evite os doces processados: em vez disso, desfrute do tempo em família e faça uma sobremesa caseira. Pode ser muito divertido e, também, muito saudável! Biscoitos, bolachas, madalenas… são receitas muito baratas e que contêm nutrientes mais saudáveis. E não se esqueça de os consumir sempre com moderação.

4. Sente-se a comer com a sua família e desfrute das refeições. Esta é uma situação atípica, mas pense positivo: é a oportunidade perfeita para partilhar momentos únicos que só uma ocasião destas lhe permite.

Cozinhar saudável durante a pandemia5. Estar tantas horas em casa e a situação que estamos a viver podem provocar stress e ansiedade. Muitas pessoas veem na comida uma forma de se acalmarem. Se é o seu caso e da sua família, prepare algo que seja equilibrado e se tiver fome já tem o seu aperitivo.

6. Com a falta de exercício físico ficamos mais suscetíveis ao aumento de peso e aos problemas de saúde que isso pode acarretar. Evite as comidas mais gordas e mantenha sempre um bom nível de hidratação. É também importante manter o corpo ativo. Qualquer momento e qualquer lugar são bons para fazer exercício.

7. Sobretudo, não se esqueça da importância da higienização. Os produtos que compramos estão ao alcance de todos e, por isso, também expostos ao vírus. Assegure-se que os lava bem antes de os consumir e evite levar as mãos à cara.

Ajuda em Ação por uma alimentação saudável


A Ajuda em Ação trabalha desde 1981 junto das comunidades mais vulneráveis. A crise da Covid-19 que estamos a viver afeta toda a gente, mas não de forma igual. Milhares de crianças deixaram de ter acesso a uma alimentação saudável com o encerramento das escolas. Muitas famílias viram os seus rendimentos diminuir significativamente da noite para o dia devido ao desemprego e ao lay-off.

A Ajuda em Ação, agora mais do que nunca, está ao seu lado. Durante esta crise, distribuímos kits de higiene e alimentação às famílias de muitos dos países onde estamos presentes, para garantir o acesso à água segura e a uma alimentação equilibrada. Inclusive em Portugal, entregámos cartões de apoio alimentar a dezenas de famílias vulneráveis de Camarate, Loures. Com estes cartões, as famílias puderam comprar os produtos que necessitavam num supermercado local. Porque agora mais do que nunca, #SomosAjuda.